quarta-feira, 4 de junho de 2008

Summer Heat

Parceiros de duna, depois do tão proclamada regresso do sol, como fizemos questão de notar, enfatizar e celebrar, surje hoje no Diário de Noticias a bela noticia que esta verão que se aproxima será o mais quente dos ultimos 25 anos.
As previsões meteorológicas para os meses de Junho, Julho e Agosto em Portugal continental apontam para menos chuva e temperaturas ligeiramente acima da média, atendendo aos últimos 25 anos, segundo dados do Instituto de Meteorologia (IM).

O presidente do IM, Adérito Serrão, advertiu que esta previsão a três meses é "probabilística", não sendo possível datar "episódios extremos" nem saber a sua duração.

Os modelos meteorológicos disponíveis hoje para os três meses de Verão apontam para a possibilidade de temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5 graus Celsius acima da média.

A subida de temperatura deverá ser registada mais a Centro e Sul de Portugal continental. "Os modelos indicam que poderão ocorrer temperaturas mais elevadas que o normal, mas não é possível saber quando vão ocorrer ou qual o seu período de duração", sublinhou Adérito Serrão.

Quanto à precipitação, a previsão probabilística indica que o período destes três meses será mais seco do que a média dos últimos 25 anos. Neste caso, a região norte será onde se poderá registar o Verão mais seco.

O ano passado, a temperatura média em Junho foi de 18,78 graus Celsius, em Julho de 21,58 graus e em Agosto de 21,77 graus.

Em 30 anos, entre 1971 e 2000, a média da temperatura média diária de Junho foi de 19,43 graus Celsius, em Julho de 22,17 graus e em Agosto de 22,15 graus.

A previsão a médio prazo fornecida segunda-feira pelo Instituto de Meteorologia para Junho, Julho e Agosto refere um aumento ligeiro da temperatura e um Verão mais seco. Esta comparação tem por base os últimos 25 anos.

Apesar de o mês de Maio ter sido mais chuvoso do que o habitual, já em finais Abril Portugal continental viveu uma vaga de calor pouco habitual para aquela época do ano. Na altura, cidades como Braga ou Santarém atingiram os 30 graus, enquanto o resto do País não ficou muito abaixo dessa temperatura.

Enjoy the heat.

Nota: Diz SIM ao protector solar!

Sem comentários: