quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Centro de Alto Rendimento de Peniche - Ilusão ou Realidade

A Câmara Municipal de Peniche (CMP) anunciou oficialmente sua intenção de construir o primeiro Centro de Alto Rendimento (CAR) para os desportos de ondas da cidade.

Isto é uma boa noticia para todos aqueles ratos que não só amam a praia, como das ondas que a esta acorrem, para a prática de um desporto em particular, como bodyboard, surf, bodysurf...

A Câmara Municipal de Peniche (CMP) anunciou oficialmente sua intenção de construir o primeiro Centro de Alto Rendimento (CAR) para os desportos de ondas da cidade.

Com projecto desenhado e local idealizado (deverá situar-se no terreno contíguo às traseiras do Baleal Village II e do parque de campismo municipal), o edil de Peniche, António José Correia, deu a conhecer a proposta que vai ser enviada pala CMP para análise e posterior aprovação por parte da Federação Portuguesa de Surf e o Instituto do Desporto de Portugal.

Na eventualidade de este projecto-piloto não sofrer alterações de maior, o futuro Centro de Alto Rendimento estará dotado de várias infra-estruturas de apoio aos desportistas.

Conforme exigem os requisitos regulamentares de acesso aos fundos comunitários disponíveis para esta área - o Orçamento de Estado de 2008 consagrou 79 milhões de euros para o desporto, mais 8,4% do que no ano anterior -, o CAR de Peniche vai contar com salas de formação e de conferência, quartos totalmente equipados, ginásio, espaços de lazer, zonas verdes, recintos de arrumação, posto médico, bem como deverá albergar a sede do clube local, o Península de Peniche Surf Clube.

Outra das questões a destacar passa pelo facto de estar nos planos dos promotores deste projecto o aproveitamento do CAR como unidade micro-geradora de energias renováveis, uma iniciativa ecológica que visa tirar partido, por exemplo, da instalação de painéis foto-voltaícos no edifício a construir.

A meio caminho entre Supertubos, Baía e Lagide, a intenção do município é encarada com muito bom agrado por parte da generalidade dos praticantes de desportos de ondas que anualmente acorrem em massa às praias da região.

Fonte: surftotal.tv

Vamos a ver se esta, como outras iniciativas, não fica só no papel, mas é coroada realidade.

Sem comentários: