quarta-feira, 7 de maio de 2008
Bandeiras Azuis
A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.
Em 2008 iremos ter em Portugal 193 Praias e 16 Marinas com a Bandeira Azul um número que regista mais 3 zonas balneares e mais 4 marinas comparativamente com ano passado mas que traduz a exigência cada vez mais apertada dos critérios e das próprias entidades promotoras/municípios na implementação do POOC mas fundamentalmente na aplicação da nova Directiva Comunitária relativa à qualidade da água balnear. É de realçar que o número de Portos de Recreio e Marinas registou um aumentou considerável no historial da Bandeira Azul em Portugal sendo no total 5 os novos locais da costa ocidental desde o Norte ao Sul a hastear Bandeiras Azuis fruto do investimento no turismo náutico e recreativo.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental que os portugueses reconhecem e valorizam é o resultado de candidaturas voluntárias de cumprimento dos critérios para as zonas balneares dos quais 23 são imperativos, 4 são guia e 2 não aplicáveis no nosso país. E de um conjunto de 22 para Portos de Recreio e Marinas.
No que diz respeito às Praias, a Bandeira Azul traduz o respeito pelos critérios da Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança. Em relação aos portos de recreio, estes critérios significam a observância da Qualidade do Porto, Gestão do Porto e Informação e Educação Ambiental e Segurança.
Este ano o Programa Bandeira Azul 2008 conta mais uma vez com o apoio do OCEANÁRIO DE LISBOA com o qual irá implementar multiplas acções de sensibilização ambiental relacionadas com o tema eleito para o presente ano no âmbito das Alterações Climáticas e o seu impacto no Litoral.
A verificação do cumprimento dos critérios Bandeira Azul continua a ser assegurada pela implementação do Programa Nacional de Vigilância que conta com o apoio da FUNDAÇÃO VODAFONE PORTUGAL no âmbito do Protocolo PRAIA SAUDÁVEL e que envolve os Municípios com zonas balneares galardoadas o Instituto Português da Juventude, no âmbito do Programa Ocupação de Tempos Livres, o Corpo Nacional de Escutas, Associações de Defesa do Ambiente.
No seguimento da aplicação da obrigatoriedade de existência de equipamentos de recolha selectiva no areal, e não apenas à entrada/saída da praia, a ABAE irá proceder no final da conferência, assinar um protocolo de parceria com a Unilever – Jerónimo Martins, Ldª designadamente a marca OLÁ que consiste na colocação deste tipo de equipamentos em 37 praias galardoadas com o objectivo de reforçar as boas práticas ambientais no âmbito do Projecto ECOPRAIAS.
Em termos de balanço deste Programa Bandeira Azul registamos a estreia de 11 zonas balneares e 1 Município. 193 galardões que correspondem a 61 Municípios e 1 Junta de Freguesia que se distribuem-se da seguinte forma:
A Região Norte apresenta o número de 37 Bandeiras (mais 3 que em 2007) foi a região que registou a maior subida no número de praias galardoadas sendo de realçar a entrada do novo município no Programa Bandeira Azul, o Porto com uma zona balnear: Homem do Leme e a manutenção da zona balnear fluvial da Albufeira do Azibo do Município de Macedo de Cavaleiros, que é a primeira vez no Programa Bandeira Azul que uma zona balnear fluvial é galardoada 5 vezes consecutivas. Este número é o resultado da candidatura de 3 zonas balneares novas (Quebrada em Matosinhos, Homem do Leme no Porto e Marbelo em V.N. Gaia) (A 2 regressos em Matosinhos e 2 saídas em relação a 2007.
A Região Centro com 19 Bandeiras Azuis (menos 1 que em 2007). Há a realçar que é a região com mais zonas balneares fluviais galardoadas. Uma zona balnear nova que é o Areão em Vagos e 2 saídas em Ovar e Esmoriz.
Na Região de Lisboa e Vale do Tejo registou-se a maior descida no número de praias com Bandeira Azul apresentando este ano 34 Bandeiras atribuídas (menos 4 que o ano passado) mercê da saída de 1 em Sintra, 3 em Cascais, e 2 em Almada devido a obras de implementação do POOC, registaram-se ainda 4 reentradas dos municípios de Torres Vedras, Cascais e Mafra.
Na Região do Alentejo regista 17 Bandeiras Azuis, com a reentrada do município de Odemira com 3 zonas balneares (Zambujeira, Carvalhal e Vila nova de Milfontes Furnas) e das praias de Tróia Mar, Atlântica e Bico das Lulas em Grândola e uma única saída a de vale de Figueiros em Sines.
A Região do Algarve continua a ser a região com maior número de Bandeiras Azuis no País, este ano com 48 praias, mais 1 que em 2007 em resultado da saída de 2 praia: Vau em Portimão e Porto de Mós em Lagos e entrada de 2 novas (Vila Real de Stº António em VRStº António e Terra estreita em Tavira) e reentrada de GarrãoPoente/Duna em Loulé;
No que respeita à Região Autónoma da Madeira o número de Bandeiras Azuis desce de 16 para 15 zonas balneares em virtude da saída de 1 zona balnear Poças do Gomes Doca do Cavacas no município do Funchal;
Os Açores são a única região que mantém o número de praias galardoadas 23 Bandeiras Azuis, apesar de registar 4 saídas (Quatro Ribeiras em Praia da Vitória, Porto da Caloura em Lagoa, Anjos em Vila do Porto e Calhetas em Ribª Grande), 3 reentradas (Negrito em Angra do Heroísmo, São Lourenço em Vila do Porto e Pópulo em Ponta Delgada) e uma zona balnear nova, o Areal de Stª Bárbara em Ribeira Grande.
Assim entre 2007 e 2008 no Continente passamos de 151 para 155 Bandeiras Azuis e nas Regiões Autónomas de 39 para 38.(fonte: http://www.abae.pt/)
E o nosso Santuário? Não merecerá o ALMOGRAVE o desígnio da bandeira azul, este selo de qualidade?
Saudações do areal
O Grão Meste
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário